Destruindo clássicos: Batman o Cavaleiro das Trevas

Aqui é o the Nad… digo Jaffar e eu vou agora falar de um clássico dos Hqs, citado por dez entre dez fans da morcega.Então prepare seu dedo para me xingar nos comentários e perca a cabeça com esse texto alucinante.

Na história os super hérois foram obrigados a se aposentar, muitos foram caçados, outros perseguidos, e alguns como super-homem trabalham para o governo na surdina.
Bruce Wayne está aposentado a dez anos e com quase 60 anos, a sociedade ficou mais cínica, amoral e fascista (coisa recorrente nas histórias do Frank Miller), Gotham City em sua ausência se encontra muito mais violenta e brutal com um visual ainda mais cinza (coisa recorrente nas histórias do Frank Miller). Até que ele resolve usar de novo o manto do morcego e enfrentar os criminosos, porem Batman envelheceu e não perde mais tempo desarmando os bandidos sem ferir ninguém, em Batman cavaleiro das trevas ele mata, aleija e trucida os criminosos que ficam em seu caminho, dentre os criminosos ele enfrenta o líder de uma gangue e nazistas (coisa recorrente nas histórias do Frank Miller), Duas Caras, o Coringa, que estava em estado catatônico mas acorda quando descobre que o Batman voltou a agir e finalmente enfrenta o Superman a mando do governo americano, cujo presidente parece muito com Ronald Regan (coisa recorrente nas histórias do Frank Miller).

51y+I0VdBPL._SX337_BO1,204,203,200_
A história logicamente é excelente porem algumas coisas me incomodam muito, afinal o nome dessa coluna é destruindo clássicos:
1) Essa revista mostra o declínio de Frank Miller como desenhista, os traços em alguns pontos parece meio cagado, tanto assim que ele deixa a função de desenhista para outras pessoas em outras revistas.
2) Essa revista cheira a adrenalina dos filmes de ação dos anos 80, onde um brucutu musculoso enfrenta a tudo e a todos e vence no final, Cavaleiros das Trevas é sem dúvida uma história “datada”.
3) BCT é uma história fechada com início, meio e fim, onde o Batman se aposenta e prepara o terreno para uma nova geração de vigilantes, pronto, fim… Frank Miller deveria ter dito isso aos editores da DC quando pediram uma continuação, mas então ele (pra ganhar uma boa grana) cria a aberração Batmam cavaleiro das Trevas 2, uma história com um desenho horrível e história ainda pior, e ainda há quem defenda o “mestre” com argumento do tipo “ainn, ele fez uma história cagada para se vingar da DC que estava enchendo o saco…”, mas a verdade é uma só: Ou ele tinha a decência de escrever uma boa história ou nem tinha se dado ao trabalho de começar a escrever esse lixo atômico, e pior revirar o próprio lixo para escrever batman cavaleiro das trevas 3!!!!

As influências (ou plágio mesmo)
1) No desenho batman do futuro, temos um batman mais velho (visualmente bem parecido com o Bruce Wayne de BCT) que tem um pupilo Warren McGinnis  enfrentando vilões numa Ghotam City Futurista.
2) Filme Robocop, para quem assistiu a primeira versão (e não aquele remake merda do Padilha) vai identificar várias passagem dos hqs, seja aquela cena em que o braço do Robocop/batman atravessa uma parede para pegar o criminoso, as telas de tv com a imprensa comprada e sensacionalista (coisa recorrente nas histórias do Frank Miller), etc, etc, etc… A coisa foi tão feia, que por medo de processo chamaram o próprio Frank Miller pra escrever o roteiro de Robocop 2 (filme bem melda, diga-se de passagem).

220px-robocop2soundtrack
3) Batman versus Superhomem tem várias passagem que remetem ao filme, como a roupa do Batman quando enfrenta o Superman, o confronto entre eles (só que em vez de uma flecha era uma lança de Kriponita), o batmóvel, etc, etc, etc…
4) Alías TODOS os filmes do Batima de um jeito ou de outro se “inspiram” nessa bendita revista.

Batman Cavaleiro das Trevas é tudo isso: muito confusão, plot fraco e mal explicado, desenhos datados e personagens sem carisma. Agora que te deixei bem puto, vou avisar dessa vez porque tem um pessoal que não entende. VAI TOMA NO CU ESSA COLUNA É BRINCADEIRA SEU FDP.

Paz no coração de todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s